Acredita-se que o coentro seja originário da bacia do Mediterrâneo, onde os gregos e romanos o utilizavam em pratos e bebidas. Suas folhas e sementes também são utilizadas nas cozinhas indiana, árabe e brasileira. Sabe-se que os antigos egípcios já o utilizavam como planta medicinal para melhorar a digestão, acalmar e aliviar dores articulares.

Destacando propriedades antioxidantes, a semente de coentro pode ajudar a combater o envelhecimento precoce da pele. Além disso, ela também conta com elementos que podem contribuir para reduzir inflamações; inibir o desenvolvimento de células cancerígenas; diminuir o risco de cardiopatias e até os níveis de açúcar no sangue. É rica em vitaminas A, C, K e Manganês.

A dica é utilizá-la em pratos quentes, uma vez que o calor faz com que os óleos voláteis, responsáveis por seu sabor, sejam liberados. Por possuir um sabor agridoce e bastante leve, a semente de coentro pode ser incluída também em pratos doces. Você pode optar por tostá-la, e o procedimento pode ser realizado em uma frigideira; fazendo o uso de um fino fio de óleo ou azeite e tostá-la rapidamente.

Para armazená-las, vale lembrar que o ideal é encontrar um ambiente longe da luz e da umidade; de preferência em um recipiente do tipo hermético, que impeça a passagem de ar. As sementes devem ser guardadas em um armário escuro, visando maximizar a sua vida útil.

Se delicie com esta iguaria e tempere seus pratos com um toque original e saudável!
Comprar